Sobre mim
Chamo-me Ana Miranda e sou licenciada em História, mestre em O Sul Ibérico e o Mediterrâneo e doutorada em História, ramo de História Medieval. Sou investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa e do Centro de Arqueologia da mesma universidade. Ao longo da minha carreira publiquei artigos em publicações nacionais e internacionais, tanto científicos como destinados ao grande público, dei conferências em Portugal e no estrangeiro, publiquei um livro resultante da minha investigação de doutoramento e dei aulas a alunos de licenciatura e de mestrado. Pode encontrar o meu CV detalhado aqui.
Desde adolescente idealizava uma carreira profissional que me permitisse aprender e passar conhecimento. Fiz uma licenciatura em Comunicação Social, mas continuavam a faltar-me as ferramentas para tentar compreender a maioria dos desafios sociais e políticos dos nossos dias. Desiludida com os estudos e a vida profissional, mas apostada em reavivar o sonho de adolescente, decidi prosseguir para uma licenciatura em História, ao mesmo tempo que atendia chamadas de clientes zangados num call-centre em Lisboa. Apesar de desafiante, foi um caminho recompensador em termos intelectuais e de evolução pessoal. Dei-me conta que, não obstante os diferentes contextos geográficos e cronológicos, homens e mulheres têm tido, ao longo dos séculos, as mesmas preocupações de base e as mesmas estratégias para as solucionar. Ao estudá-los, o passado tornava-se presente e futuro, como um todo encadeado, sem princípio nem fim.
De todas as épocas e temáticas abordadas ao longo da licenciatura, a História do al-Andalus pareceu-me a mais envolta em mistério e a mais sujeita a equívocos. A vontade de desenvolver um trabalho de investigação nessa área levou-me a ingressar no referido mestrado. Mais tarde, uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia permitiu-me aprofundar este campo de estudo. A minha tese sobre as redes de sábios no século XI no Gharb al-Andalus (o Ocidente do al-Andalus) oferece novas perspectivas sobre o desenvolvimento político e social de vários pontos do território hoje português, sobre a ligação do ocidente peninsular ao Mediterrâneo Oriental e áreas adjacentes, bem como sobre a herança cultural que une os dois extremos do Mediterrâneo.
Durante o doutoramento desenvolvi um conjunto de valências relacionadas com análise, processamento e interpretação de grandes quantidades de informação. Introduzi as Humanidades Digitais no meu trabalho, tendo mapeado a circulação dos sábios do Gharb al-Andalus usando Sistemas de Informação Geográfica e representei as suas redes de transmissão do conhecimento através de Análise Social de Redes. Desenvolvi as minhas capacidades de comunicação dirigida tanto ao público académico como ao não-académico, num ambiente multilinguístico e multicultural, no qual tenciono prosseguir a minha investigação em História do al-Andalus e do mundo mediterrânico.
A minha missão enquanto especialista em História vai além da Academia. Sou criadora e gestora da página de divulgação em História do al-Andalus no Instagram, al-AndalusPT, que apresenta informação histórica e arqueológica sobre este tópico de uma forma concisa, para não-especialistas. O projecto Ana Miranda História insere-se neste compromisso de levar a História à sociedade, através da prestação de serviços de tutoria, consultoria e comunicação, tanto a indivíduos como a instituições, sejam elas públicas ou privadas, pois acredito que compreender o passado é essencial para construir um futuro mais consciente.
